terça-feira, julho 22



Tenho uma confissão  a fazer. Daquelas que não vais me deixar nem mais "gostada", nem minimamente popular, nem vai me ajudar a ter a simpatia alheia. Mas vamos lá...

Eu não gosto de gerenciar gente.
Simplesmente não gosto.
Acho que cada um deve saber o que fazer - e fazer a coisa certa. Não me importo de treinar as pessoas. Mostrar como é prá ser feito. Até aí eu vou bem.
O caldo entorta quando eu tenho que usar a estratégia da cenoura ou da vara de marmelo.
Ora façam me o favor!
Não sou capataz nem apresentadora de programa de auditório para distribuir prêmios.
Mais uma vez, não me entendam mal. Eu acredito em avanço profissional e freconhecimento por trabalhos bem feitos. O que me deixalouca é esse ambiente de jardim de infancia onde você dá estrelinhas e manda o funcionário pensar no canto da sala...
Mas como a vida muda o tempo todo, aqui estou eu, brincando de empresária dona de cozinha e tendo mais uma vez que gerenciar pessoas.
Dessa vez, para piorar a minha situação,  gerencio pessoas com um nivel educacional muito mais baixo. Cozinheiros, entregadores.
Como somos uma empresa que está começando, deixei mais do que claro que todo mundo precisaria ser treinado em todos os trabalhos, para "vestir"o chapéu do outro, caso necessário.
De repente o carro da minha melhor entregadora pifou e eu tive que pedir a ajuda do meu cozinheiro e da minha vendedora ( que é um anjo e se prontificou a ajudar sem reclamar).
O cozinheiro começou a falar entre dentes, "macetar" coisas no chão, tratar o equipamento da cozinha com grosseria e falar foda-se o tempo todo.

Respirei fundo, arrumei as entregas, dei uma rezadinha básica, enfiei tudo no carro e fiz as entregas sozinha. As minhas e as dele.
Me saí super bem. Recebemos muitos elogios e deu tudo certinho.
HA! O fofo ganha por hora.
Já disse que eu não gosto de gerenciar gente? E que eu tenho um gênio de lascar?

Pois é!



I have a confession to make. One that will not make me more popular, or more like-able. A confession I should probably keep to myself, but my mouth is always bigger than it should be...
 I do not like managing people. 
Simple as that. I just do not like it.
I think every one should know what to do - and do the right thing. Don't get me wrong.  I do not mind training people. Give them guidelines. Set expectations. That's all good. 
The problem starts when I have to use the carrot/stick strategy.  Prize and punishment for performance?
I believe in recognition, in career advancement and all sorts of rewards for a job well done, but I feel the corporate world became more like a kinder garden environment where you reward grown ups with stars and stickers.
But as life changes all the time, here I am, playing businesswoman housewife kitchen and having more time to manage people. 
As we are a company that is starting, when hiring, I made it clear that everyone would be cross trained and required to step into each others shoes, when required.
This week, my best driver's car broke and I had to ask  my cook to help me with deliveries.
The cooks was obviously unhappy about it and started complaining about distances, waiting periods, volume of work...
He was slamming things in the kitchen and swearing more than normal.
I had no doubt. I put it all in my car and made all deliveries for the day. And the next. And the following.
I know things will get even worse, there is nothing much to do about it and I should start looking for his replacement.

Soon.

I told you I do not like managing people? Well, I don't. And I have a temper.

6 comentários:

  1. Ele perdeu a estrelinha " verdinha"!!!

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  2. Simplesmente me vi nesse texto, e com o seguinte complemento: Depois de respirar fundo, fazer as entregas, eu voltaria morrendo de ódio do tal cozinheiro, com uma vontade imensa de demití-lo, mas amarrada à consciência de que é difícil arrumar outro e mais uma vez ter que engolir seco, tendo a certeza de que ter o próprio negócio é engolir dez sapos por dia.
    Que alívio que tem alguém exatamente como eu no mundo!
    Boa sorte com o seu cozinheiro! (E tira a estrelinha dele sim)
    Beijos

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  3. Gerenciar pessoas é muito dificil porque nao tem um manual de se isso então aquilo.

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  4. Sou pior! Não sei treinar pessoas e eu quero sempre ganhar as estrelinhas! Por sorte tenho aqui em casa um anjo que ganha todo dia mil galardões pela paciência que tem comigo.Amém!

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